Tradição e sabor há mais de 60 anos

Descubra a história da Pizzaria Monte Verde - Bom Retiro, um marco na gastronomia de São Paulo desde 1956.

Sobre Nós

Descubra a história e tradição da Pizzaria Monte Verde - Bom Retiro

Por iniciativa do Sr. Godoy, resolveram fazer uma inovação na pizza, apresentando uma novidade radical: Massa Fina para as pizzas redondas (sempre no forno à lenha), que até então eram apenas conhecidas na versão grossa, sem deixar de manter no cardápio os pratos que achavam importantes, como o Frango à Passarinho, o Camarão à Grega, a Linguiça na Brasa, o Molho Vinagrete e o Capeletti a Romanesca (este prato é originário do antigo Restaurante Gigeto).

Por que no Bom Retiro?

A cidade começava nas alamedas, alamedas que ficavam em torno do Palácio do Governo, que, por sua vez, ficava nos Campos Elíseos. Naquela época, as mansões, bem como os melhores colégios, estavam nesta região e no centro da cidade.

Por que Monte Verde?

Pelo simples fato de que seus fundadores saíram da Cantina Monte Nero (Negro), mas também porque o Sr. Godoy, que era Palmeirense fanático, resolveu homenagear o seu time, o Palmeiras. Sem sombra de dúvida, depois desse tempo de operação e participação direta na cultura da cidade, a Cantina e Pizzaria faz parte da história de São Paulo.

O Restaurante fez 60 anos em 2016. Antes disso, foi cuidadosamente restaurado em dois momentos, 1985 e 2014, mantendo o mesmo ar de Cantina, apesar de ter sido um pouco repaginada (por exemplo, ao introduzir o ar condicionado, uma das exigências da clientela, tivemos que passar então a famosa linguiça na brasa para a cozinha).

Toda segunda-feira, por volta do ano de 1958, quando o Restaurante fechava, íamos comer no Restaurante Gigeto. De lá, meu pai trouxe alguns pratos muito consumidos na época, como o Capeletti a Romanesca (massa esta que denuncia o porquê do sucesso do prato até hoje, sessenta anos depois).

Em nosso cardápio, temos a famosa Charlote, receita da Dona Dorvalina, sobremesa criada em 1956 (até hoje, com 91 anos, ela vem conferir se sua receita não sofreu alterações).

Desde 1981 até hoje, a casa é comandada pelos sócios e cunhados Sérgio Marcos de Godoy e Wanderley Del Picchia Zanoni. Tem ainda a participação de Sandra Godoy Del Picchia Zanoni, particularmente na área gerencial e na cozinha (além disso, Sandra Zanoni comanda os eventos da Pizza Party).

São Paulo sempre foi famosa por sua gastronomia e pela quantidade de restaurantes e de culinárias diferentes. Alguns destes tantos restaurantes ficaram marcados na história, como é o caso da Cantina e Pizzaria Monte Verde – Bom Retiro, desde 1956.

Apparecido Godoy (conhecido como Godoy), Antônio Hornick e Gino, saindo da Cantina Monte Nero, também no Bom Retiro, compram o bar do Sr. Mixirica, reformam e inauguram em 1956, na Rua Barra do Tibagi, 406, Bom Retiro, Região Central da cidade, a Cantina e Pizzaria Monte Verde, utilizando as receitas da experiência acumulada ao longo dos anos (todos eram cozinheiros e garçons, e além disso, o Sr. Godoy também tinha exercido a atividade de maître). E como dizia o Sr. Antônio, o Sr. Godoy era bom de conversa e agradava imensamente os clientes.